
DESBRAVADORES DO RN
Uma aventura em terra potiguares


Minha história
1
No mundo
Até o início do século XX faltava à juventude adventista um bem dirigido programa de atividades designadas especificamente para suprir as suas necessidades, uma situação no qual os líderes denominacionais na Associação Geral, União e Associações Locais pareciam despercebidos.
Em vista de que eles queriam estar mais preocupados com o evangelismo, os próprios jovens e alguns leigos adultos iniciaram a Sociedade dos Missionários Voluntários e ao Clube dos Desbravadores que se tornaram os maiores programas da denominação.
Na América do Sul
Quando a mensagem adventista entrou no Peru em 1889, mais ou menos 68 anos após a independência, ninguém sonhava com que o céu havia planejado para o futuro do país. Os anos passaram, a igreja cresceu até chegarmos no ano de 1955. Um grupo de jovens que assistia à Igreja de Miraflores, perto de Lima, ouviu com muito interesse sobre a existência de um grupo de jovens e adolescentes organizados num Clube chamado Desbravadores, que se envolviam em diversas atividades especiais para sua idade...
2
3
No RN
No início da década de 60 as senhoras ZuImira Ubaldina e Crimeilda dos Santos retornaram a Natal, após terem passado um período em São Paulo, trazendo a idéia do Clube de Desbravadores para a Igreja Central de Natal. O grupo se reunia aos domingos e desenvolviam as Classes Progressivas, hoje chamadas de Classes Regulares. Este trabalho perdurou por 02 anos.
Em 1969, a Sr. a Joselita Rodrigues dos Santos, esposa do pastor distrital de Mossoró e Areia Branca iniciou um trabalho na área de desbravadores nestas cidades, com um número aproximado de 30 membros por clube. Tendo suas atividades suspensas após 3 ou 4 anos com a transferência do Pastor e família.
Em 1976, o irmão Bemoni e sua esposa Maria retomaram as atividades com a fundação do Clube Cruzeiro do Sul na Igreja Central de Natal. Sendo os pioneiros do movimento que se expande até hoje.
4
Camporis
Com o crescimento do programa dos Desbravadores, em 1954 a idéia de um Camporee de Desbravadores foi introdizuda em Idyllwild. Para este Camporee no sudeste da Califórnia, Charles Martin, diretor de Jovens desta Associação e seu associado, Harry Garlick, foram os coordenadores.
O primeiro Camporee de Divisões além-mar foi realizado na Suécia, em 1971, pelas divisões da África Ocidental e Norte da Europa. Infelizmente, a Divisão da América do norte n ão foi capaz de realizar um Camporee até 1985. O Camporee da Divisão Norte-Americana foi realizado em Camp Hale, em um antigo local da divisão "Alpine", do exército americano próximo a Leadville, nas montanhas do Colorado. A Divisão Norte-Americana não aprovou mais por um bom tempo nenhum Camporee de Divisão, mas a União da columbia patrocinou um Acampamento da Amizade ne Pensilvânia, em 1989, e desbravadores de todas as divisões estavam presentes. De fato, no sábado, haviam mais de 23 mil pessoas. é interessante notar, no entanto, que nas divisòes além-mar, os Camporees de Divisão eram realizado praticamente a cada 4 anos.

Pr. Cláudio Belz (o primeiro brasileiro a usar o uniforme dos Desbravadores).
veja vídeo abaixo










